El Pelegrino rumo à Santiago de Compostela


Pelo Caminho:

Pela Europa:

Pelo Brasil

O Caminho de Tiago "O Maior"

O Caminho de Santiago de Compostela foi denominado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1993 e em 2004, o Conselho da Europa reafirmou seu valor ao proclamá-lo como “Grande Itinerário Cultural da Europa”.


Rotas dos Caminhos que levam à Santiago de Compostela

Ao Caminhar pelos distintos tramos do Caminho de Santiago de Compostela, espalhados por toda a Europa, o peregrino tem a oportunidade cultural única de conhecer não só um pouco da história da Igreja Católica, como também um pouco da história da humanidade.


Além é claro de degustar da culinária, do vinho, da cerveja, do hábito e cultura dos diferentes povoados percorridos e nos quilômetros trilhados.


O Caminho de Santiago de Compostela é famoso por seus contos, mitos, lendas e ruínas de Castelos medievais, espalhados por todos os lugares, em pequenos ou grades vilarejos.


Nenhuma montanha, paisagem ou pôr-do-sol é igual ao outro e certamente após tê-lo percorrido nada será como antes.


Todo peregrino carrega consigo sua própria mochila, a troca de experiências e histórias enriquece ainda mais a peregrinação pessoal de cada um.


O Caminho de Santiago é composto por várias rotas e atravessa diversos países europeus.
Após realizar a minha primeira peregrinação à Santiago de Compostela pelo Caminho Francês em 2010, decidi fazer este site, onde coloquei algumas experiências adquiridas em minhas peregrinações e viagens.


Rota do Caminho Francês

Aqui você encontrará informações detalhadas das etapas de cada Caminho que realizei, com mapas, descrição da altitude de cada etapa, relação de albergues e ponto de interesse de visitação para o peregrino, além é claro de muitas fotos.


Quando termino a minha peregrinação, aproveito para conhecer alguns lugares interessantes na Europa. Afinal não é sempre que se pode atravessar o Atlântico. Assim repasso algumas dicas de mochileiro, com hospedagens, mapas da Cidade e indicação de pontos turísticos.


Para o peregrino que se interessar visitar o Brasil, repasso algumas dicas das cidades que visitei no Brasil, desde terras Cariocas até o planalto central da capital brasileira.


Desejo a todos um Buen Camino e boa viagem!



Pesquisar no site

Agora ficou mais fácil de encontrar o que você procura sobre o Caminho de Santiago de Compostela, digite a palavra chave no mecanismo de busca e vá direto ao assunto.