El Pelegrino em Porto


Pelo Caminho:

Pela Europa:

Pelo Brasil

El Pelegrino em Porto

Eu cheguei a Cidade do Porto através do Caminho Português ao revés, ou seja, caminhando desde Santiago de Compostela em 2011.


Igreja da Sé no centro histórico da Cidade do Porto.



É claro que essa não é a melhor maneira de se chegar na Cidade, que conta com aeroporto, estação de trens e rodoviávias.


A idéia de fazer o Caminho Português ao revés surgiu após conhecer uma peregrina desta cidade.


Como é comum entre peregrinos conversar sobre a sua cidade de origem, ela nos apresentou a cidade contando todos os detalhes do Porto enquanto caminhávamos.


Tive que conferir de perto, afinal, a Cidade do Porto é caminho para o Santuário de Fátima, distante apenas 199 kms dali.


A cidade é a segunda maior de Portugal e conta com uma população em torno de 240.000 habitantes em seu município sede de mesmo nome.


A minha amiga tratou da reserva do albergue, localizado no centro histórico e perto da Catedral da Sé, e me apresentou a cidade pelos três dias que passei por lá.


A cidade conta com uma rede de transporte muito similar a Lisboa, com ônibus e metrô. É muito fácil encontrar com brasileiros caminhando de um lado para o outro.


Vista Cidade Baixa da Igreja da Sé.



A proximidade cultural com os brasileiros fez com que os Rodízios de Carnes fossem importados para a cidade do Porto, onde me confidenciaram ser muito apreciada por ali.


Mas o Porto tem outras curiosidades muito interessantes , como a "francesinha", um tipo muito diferente de sanduíche inventado na cidade do Porto.


É claro que a cidade do Porto é mundialmente conhecida pelo seu vinho, o "Vinho do Porto", que na verdade não é vinho e sim um licor muito apreciado.


O seu centro histórico é classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO, pelas suas belas pontes e sua arquitetura contemporânea e antiga.


Para nós brasileiros amantes de futebol, não poderia deixar de citar uma das ou talvez a principal equipe de futebol de Portugal, o Futebol Clube do Porto, onde muitos jogadores brasileiros jogaram.


Ah tá! Tem também a Universidade do Porto, colocada entre as 200 melhores a nível mundial e entre as 100 melhores universidades da Europa.


Eleita em 2012 e 2014 como o "Melhor Destino Europeu", distinção atribuída anualmente pela European Consumers Choice e em 2013, como "Melhor Destino de férias na Europa" pela Lonely Planet.


Vista noturna da Ponte Maria Pia.



Agora chegou a minha vez de passar algumas dicas dessa cidade que além de ser muito "Gira" é bastante agradável em qualquer época do ano!