El Pelegrino rumo à Santiago de Compostela pelo Voie du Piemont


Voie du Piemont:

Pelo Caminho:

Voie du PieMont




O Caminho do Sopé dos Pirinéus (el cami du pé de la Coste) é uma via secundária de peregrinação à Santiago de Compostela em terras francesas.


Recebe os peregrinos da via Tolosane em Narbonne, de Carcassonne ou Toulouse e também os peregrinos de Catalunia e d'Itália, que desembarcam na costa sul de Roussillon.


A Federação Francesa de Caminhadas (FFRandonnée) aprovou esta GR ou grande rota de Carcassonne a Saint-Jean-Le-Vieux, (GR 78), via Montreal, Fanjeaux, Mirepoix, Pamiers, Le Mas d'Azil, Saint-Girons, Saint-Bertrand-de-Comminges, Bagneres de Bigorre, Lourdes, Oloron-Sainte-Marie, Hôpital Saint-Blaise, Mauleón, etc.


O Voie du Piemont (GR 78) se junta a GR 65, ou Caminho du Puy, no pequeno povoado de Saint-Jean-le-Vieux e segue até Saint-Jean-Pied-de-Port onde inicia o conhecido Caminho Francês rumo à Santiago de Compostela.


Vista dos Vales e dos montes nevados dos Pirineus



Santuário de Lourdes

Em Lourdes, numa pequena gruta junto ao Gave (rio) de Pau, terá alegadamente aparecido algumas vezes a Virgem Maria a uma menina de nome Bernadette Soubirous em 1858.


Após aprovação da Igreja Católica nesta matéria das aparições, Lourdes tornou-se uma das localidades de maior destaque em toda a França.


Hoje em dia, o Santuário de Lourdes é um dos maiores centros de peregrinação Mariana do mundo católico, à semelhança de Fátima em Portugal, da Basílica de Nossa Senhora Aparecida no Brasil, do Santuário de Medugorje na Bósnia e Herzegovina e da Virgem de Guadalupe no México.


Porém, Lourdes se destaca das demais, por ser um centro de peregrinação mundial, recebendo todos os anos mais de 1 milhão de peregrinos cristãos vindos de mais de 150 países, que permanecem na cidade por alguns dias.


Por essa razão, Lourdes é a segunda cidade da França em números de hotéis contando com 270 hotéis e 13 acampamentos.


As atividades religiosas na Gruta não são interrompidas no horário noturno, onde são organizadas as novenas e rezas do terço.


Santuário de Nossa Senhora de Lourdes



Hôpital-Saint-Blaise

Situada no Vale Josbaig, entre Oloron-Saint-Marie e Mauleón Soule, a pequena aldeia de Hospital de Saint-Blaise é como uma jóia em um ambiente verde.


Sendo ex-parada no Caminho para Compostela, a vila era uma vez uma fundação hospitalar para acomodar os peregrinos e outros viajantes que cruzavam essas estradas.


Hoje, os únicos restos do Hospital de Misericórdia é o nome da aldeia e a igreja românica dedicada a São Brás.


Construída em meados do século XII, a igreja é uma jóia da arquitetura mourisca, é caracterizada por sua cúpula com arcos que se cruzam formando uma estrela com oito ramos e classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO.


A cidade com sua tradição de hospitalidade e localizada na GR 78, ou Caminho do sopé dos Pirinéus, l'Hôpital Saint-Blaise ainda é uma paragem para os peregrinos do século XXI.


Hospital Saint-Blaise Patrimônio Mundial da UNESCO



Material de Apoio:

Devido a grande procura de material sobre esse trecho do Voie du Piemont, deixo abaixo o link para download do material de apoio usado para consulta das informações aqui postadas.