Etapas
Caminho do Norte:

Pelo Caminho:

O Caminho do Norte de Santiago


O Camino de Santiago do Norte é uma rota muito tranquila e agradável, de beleza natural especial, principalmente para os amantes do mar e montanha. Sua topografia é muito diferente do Caminho Francês de Santiago, o que torna a experiência única e sem comparativos.

O traçado norte do Caminho de Santiago segue a costa "Norte" da Espanha a partir da fronteira francesa de Hendaya com Irún, começa na região do País Vasco, segue pelas maravilhas da Cantábria, passa pelas montanhas das Astúrias e finalmente chega aos bosques da Galiza, onde finalmente chega-se a cidade de Santiago de Compostela.

Este percurso é em sua maioria montanhoso, com cenários impressionantes das encontas junto ao mar e a imagem dos Picos de Europa nas Astúrias, que pode ser visto durante quase todo o trajeto à esquerda do Caminho, enquanto se caminha ao longo das falésias e praias do litoral.

Há muitas oportunidades de mergulho nas pequenas praias solitárias de água azul turquesa, ou simplesmente desfrutar a beleza desses paraísos, aproveitando para relaxar, descansar ou simplesmente apreciar a vista do mar, enquanto as ondas batem com força nas pedras e nos penhascos próximos.

Para os amantes da natureza, florestas e paisagens verdes a todo instante faz com que o Caminho do Norte seja a trilha perfeita para caminhar. Mas, deve-se ter em mente que este traçado representa um desafio físico muito maior do que outras rotas, devido ao relevo e devido ao clima, mais úmido do que o habitual.

Sinalização

Em geral é boa, embora, por vezes, pode haver uma falta de marcação, ou a sinalização é muito espaçada entre as diversas sendas que existem em alguns trechos, por exemplo; na primeira etapa entre Irún e San Sebastian há trilhas locais com sinalização própria, o que faz com que seja fácil de se perder, se você não prestar atenção.

Em outros trechos, próximos aos grandes centros é possível encontrar mais de uma sinalização e há também algumas rotas alternativas onde exitem as travessias de embarcação, geralmente seguindo a carreteira. Na região da Galiza (últimos 200km) a sinalização segue o padrão da Junta da Galícia.

Sinalização comum no Caminho do Norte de Santiago de Compostela.

Principais Características

O Caminho do Norte alterna por estradas pavimentadas e caminhos naturais. Às vezes você está andando em estradas pavimentadas, que podem ser úteis para evitar a lama, mas isso prejudica as articulações e queimam os pés muito mais do que os caminhos naturais.

Os albergues em sua maioria são muito básicos e pequenos, em torno de 20 leitos. São encontrados em sua maioria no final das etapas pré-estabelecidas, distantes uns dos outros e com distância média de mais de 30km.

O número de peregrinos raramente ultrapassa a 30 por dia, durante o verão que é o período mais movimentado. Embora, ultimamente ele está se tornando mais popular rapidamente.

As condições do tempo são sempre uma surpresa, chamado de o tempo do Atlântico Norte, muito instável e húmido.

No verão, o clima quente não é tão desagradável durante os dias e as noites são bem frescas. Você pode ter algumas nuvens e chuva durante alguns dias, mas em geral, a temperatura e o clima agradável fazem a combinação perfeita para caminhar.

No resto do ano, o clima é muito chuvoso e a temperatura mais fria. Se você não gosta de caminhar sob um sol escaldante no verão, esta pode ser sua melhor escolha.

Para mim, a melhor época do ano para Caminhar é em julho e agosto.

A Natureza foi bem generosa no Caminho do Norte, com montanhas e seus picos nevados de um lado e o mar do outro, com muito verde e florestas. Muitas praias agradáveis ​​que escaparam da civilização e do turismo, onde você pode ter um banho agradável. É realmente um paraíso natural.

Para quem quer caminhar sozinho, contemplando a natureza, esta é uma boa escolha pra você!

Peregrino apreciando a paisagem numa das Praias do Caminho do Norte.

Confira as etapas no menu ao lado!









topo