Etapas
Caminho do Norte:

Pelo Caminho:

Lourenzá / Abadín, 26,5km




Iniciando mais uma etapa, a menos de 168 quilômetros da Catedral de Santiago de Compostela, o peregrino começa a sentir saudades de todos as etapas que ficaram para trás.

Alguns peregrinos começam a relembrar das histórias, dos companheiros de caminhada que conheceram até ali e que por algum motivo já retornaram para as suas casas, ou tiveram que tirar um dia de descanso ou simplesmente não conseguiram manter o mesmo ritmo de caminhada.

A única certeza que todos têm é que a META é a mesma, Santiago de Compostela. Talvez, todos se reencontrem novamente na cidade galega, tomem um vinho juntos num dos diversos bares e restaurantes próximos à Plaza do Obradoiro, talvez não.

Certo também é que faltam de 5 a 7 etapas para o fim, então só resta ao peregrino caminhar com suas memórias.

A etapa é de média a alta dificuldade, pois o peregrino deverá encarar quinze quilômetros de subida, recompensado pela companhia da natureza e dos bosques galegos.

Alguns peregrinos decidem partir diretamente do albergue, outros preferem visitar o belo Monastério de San Salvador e devem esperar por sua abertura para então prosseguir caminhando.

Pode-se também tomar o desayuno no centro de Lourenzá, registrar aquela foto da fachada do Mosteiro com a luz perfeita da manhã, comprar alguns suprimentos e partir.

Vista da Cidade de Mondoñedo, Caminho do Norte - etapa de Lourenza à Abadín.

Entre a cidade de Lourenzá e Mondoñedo estão aproximadamente 8,2 km com um pequeno morro de 150 metros de aclive e declive, por estradas de terras e carreteiras locais, passando por pequenos vilarejos e grandes fazendas.

Nada que o caminhante ja não esteja acostumado e com a descida mais suave e prolongada do que a subida, o peregrino vai se achegando a bela cidade de Mondoñedo pela carreteira N-634a.

Mondoñedo foi uma das sete capitais de provícia históricas da Galícia e a presença da Igreja Católica se faz bem forte aqui do que em outras cidades, sobretudo pela quantidade de prédios notórios, iniciando por sua Catedral, séc. XIII, com uma mistura de estilo românico cisterciense e barroco.

Destaque pelas pinturas góticas do século XIV, pinturas da escola Rubens e os coros renascentistas e extravagantes góticos. O Museu Diocesano na Catedral é considerado um dos melhores museus de arte sacra da Espanha, por sua riqueza histórica e artística.

Da sublime gastronomia de Mondoñedo, vale destacar a famosa torta de Mondoñedo, a "empanada", o "cocido", as carnes e o pão, disponíveis nos diversos bares ao redor da belíssima Catedral.

Passeando pelas suas vielas é possível encontrar com um personagem icônico do Caminho do Norte, Manolo Montero, proprietário de uma pequena libraria no "pueblo", que anda com um pequeno cajado com uma cabeça empalhada na ponta e está sempre conversando com os peregrinos que passam por ali.

A cidade de Mondoñedo possui albergue destinado exclusivamente para peregrinos, mantido pela "Xunta de Galícia", sendo uma das cidades mais escolhidas pelos peregrinos que iniciam ali sua peregrinação.

Capela e Cemitério de São Vicente de Trigás, Caminho do Norte - etapa de Lourenza à Abadín.

Retornando ao Caminho, as setas amarelas guiam o peregrino para uma dura e longa subida, por bosque cheio de espécies originárias da região e que não são encontradas em nenhum outro lugar, fazendo que a subida seja recompensadora.

Passando pela Capela de San Vicente com cemitério ao lado e as grandes hélices dos cataventos eólicos ao longe, são um convite para o caminhante meditar a sua jornada até ali.

Assim o peregrino alcança o vilarejo de "A Xesta" com suas escassas casas, mas com um convidativo e merecido descanso. A névoa é bastante frequente nesta área, devendo o peregrino ter cautela, principalmente nos trechos onde terá que caminhar pela carreteira.

Em 2012 haviam obras para a construção da auto-estrada e alguns caminhos foram feitos para que o peregrino caminhasse com segurança, atualmente um caminho foi demarcado em paralelo à A-8, desfazendo o traçado original que passava em frente a Igreja de San Martinho.

A partir desse ponto, o peregrino atravessa a N-634, caminhando em paralelo a mesma por pista de terra e bem sinalizada, posteriormente por pista asfaltada até chegar aos arredores de Gotán.

Esse trecho é bem demarcado pelos cruzeiros, que se convetem não só em elementos de sinalização como impedem a deteriorização da rota "original" do Caminho do Norte.

A Capela da Virgem de Fátima demarca a fronteira entre a cidade de Gotán e Abadín, estando o albegue de peregrinos da "Xunta de Galícia" localizado a poucos metros dali, e o centro da cidade uma centena de metros mais à frente.

No centro urbano de Abadín o peregrino encontra a Igreja de Santa Maria e os "Correos", além de todo os serviços comuns a qualquer cidade.

Topografia da 26ª etapa do Caminho do Norte, de Lourenza à Abadín.

Abaixo você encontra a relação de albergues da etapa e a possibilidade de reservas, mais abaixo você pode deixar a sua crítica, comentário e sugestão.

Próxima etapa de Abadín à Vilalba.




Albergues de Lourenzá a Abadin
Albergue del Montero
Endereço: Avda. Eladio Lorenzo, 7
Telefones: +34 982 521 751,
E-mail: info@hrmontero.com
Site: https://www.alberguescaminosantiago.com/camino-del-norte/albergues/galicia/albergue-del-montero-mondonedo-camino-del-norte/
Cidade: Mondoñedo
Região: Galicia
Adm: Privado
Camas: 38 - Valor: 15 euros.
Facilidades:
Café da Manhã não disponível!Ducha quente disponível!Wi-fi disponível!Armário disponível!Máquina de lavar disponível!Máquina de secar disponível!Máquina de snack disponível!Cozinha disponível!Microondas disponível!Local para bike disponível!
   El albergue del Montero de Mondoñedo es un albergue privado para peregrinos del Camino de Santiago, y también para turistas. Abierto de Semana Santa a 31 de octubre. Fuera de estas fechas abre para grupos con reserva previa.
Albergue de peregrinos de la Xunta de Galicia de Mondoñedo
Endereço: Camino da Valada, 2
Telefones: +34 629 469 561,
E-mail: nd@nd.com
Site: https://www.alberguescaminosantiago.com/camino-del-norte/albergues/galicia/albergue-peregrinos-xunta-galicia-mondonedo/
Cidade: Mondoñedo
Região: Galicia
Adm: Público
Camas: 24 - Valor: 6 euros.
Facilidades:
Café da Manhã não disponível!Ducha quente disponível!Wi-fi não disponível!Armário não disponível!Máquina de lavar não disponível!Máquina de secar não disponível!Máquina de snack não disponível!Cozinha disponível!Microondas não disponível!Local para bike disponível!
   El albergue de peregrinos de la Xunta de Galicia de Mondoñedo es un albergue público exclusivo para peregrinos del Camino de Santiago con credencial. La Policía Municipal se encarga de sellar credenciales y abrir el albergue. Abierto todo el año.
Albergue de peregrinos de la Xunta de Galicia de Gontán - Abadín
Endereço: Praza Campo da Feira, 11
Telefones: +34 616 251 462,
E-mail: nd@nd.com
Site: https://www.alberguescaminosantiago.com/camino-del-norte/albergues/galicia/albergue-peregrinos-xunta-galicia-gontan-camino-del-norte/
Cidade: Gontán - Abadín
Região: Galicia
Adm: Público
Camas: 24 - Valor: 8 euros.
Facilidades:
Café da Manhã não disponível!Ducha quente disponível!Wi-fi disponível!Armário não disponível!Máquina de lavar não disponível!Máquina de secar não disponível!Máquina de snack não disponível!Cozinha disponível!Microondas não disponível!Local para bike disponível!
   El albergue de peregrinos de la Xunta de Galicia de Gontán es un albergue público exclusivo para peregrinos del Camino de Santiago con credencial. Abierto todo el año.
Albergue Xabarín
Endereço: Avenida de Galicia, 28
Telefones: +34 690 181 811, +34 982 508 025
E-mail: reservas@albergueabadin.com
Site: https://www.facebook.com/larxabarin/
Cidade: Abadín
Região: Galicia
Adm: Privado
Camas: 24 - Valor: 15 euros.
Facilidades:
Café da Manhã não disponível!Ducha quente não disponível!Wi-fi disponível!Armário disponível!Máquina de lavar disponível!Máquina de secar disponível!Máquina de snack não disponível!Cozinha disponível!Microondas não disponível!Local para bike disponível!
   El albergue Xabarín de Abadín es un albergue para peregrinos del Camino de Santiago, y también para turistas. Abierto del 19 de marzo al 1 de noviembre. Resto del año solo bajo reserva.










topo