Etapas
Caminho do Norte:

Pelo Caminho:

Soto de Luiña / Almuña - 32 km

Essa é uma etapa que se apresenta curta, média e longa, vai depender da disposição do peregrino e das opções de hospedagens durante a caminhada, mas que se for possível seja feita de maneira estratégica.

Isso por que o peregrino encontra opções de hospedagem em Cadavedo à 23 quilômetros de caminhada, em Querúas à 27 quilômetros, em Almuña à 32 quilômetros e finalmente, Luarca à 38 quilômetros de Soto de Luiña.

A estratégia a ser estipulada é a seguinte, quanto o peregrino está disposto a caminhar pela carreteira? Isso por que 98% da etapa é percorrendo a carreteira local N-632.

Então fica claro que será uma etapa dura para os pés, apesar de que a vegetação faça parte de alguns trechos e de outros nem tanto. Assim, muitos locais recomendam fazer pelo menos um trecho de autobús, principalmente para aqueles que não estiverem 100%, com bolhas nos pés ou alguma enfermidade.

Em 2012, não havia muitas opções, mas agora é possível encontrar algumas opções de albergues pela etapa e o peregrino pode escolher de acordo com o seu ritmo.

Feito o comentário e escolhendo a estratégia, o peregrino não tem outra opção além de caminhar pela carreteira N-632a e se despedir do pequeno vilarejo de Soto de Luiña, não esquecendo de abastecer bem o seu cantil e carregar alguns mantimentos para comer onde der.

O movimento de carros pela carreteira é pouco, mas vale à pena lembrar de que é necessário sempre caminhar pelo lado esquerdo da pista, onde se é possível ver os carros se aproximado pela frente, evitando dessa forma algum acidente.

Apesar de caminhar pela carreteira, algumas paisagens impressionam pela etapa, principalmente quando o peregrino se depara com as passagens com a Nacional A-8, onde o fluxo de carros é grande.

Carreteira N-632a, Caminho do Norte - etapa de Soto de Luiña à Almuña.

Ao deixar o vilarejo para trás, as setas amarelas indicam um pequeno atalho por uma trilha que sobe bruscamente para o "Cerro" Llanorrozo, onde prontamente se junta à N-632 no cemitério, um pouco mais à frente.

O Caminho do norte segue em direção à cidade de Albuerne, sem entrar praticamente nela, atravessando o córrego Lindebarcas e contornando o pequeno morro seguindo já pela carreteira.

Pode-se ver os trilhos da linha férrea no alto pelo viaduto sobre a N-632 e após passar pelo córrego Arencias o peregrino se aproxima do vilarejo de Novellana.

Ao sair do povoado, o Caminho do Norte deixa a carreteira para iniciar uma descida íngreme, através de La Fontica, em seguida sobe-se uma ladeira íngreme que nos leva a Castañeras, de onde o Caminho vai em direção às praias, a "Playa del Silêncio" e a "Playa de la Ribera".

A rota oficial não segue até lá, mas como não fica longe, muitos peregrinos não perdem a oportunidade de conhecê-las, afinal são poucos metros para se chegar até elas e pode-se facilmente ser feito um período curto de descanso.

Seguindo adiante, as setas amarelas levam o peregrino em direção córrego Candán, com seus antigos moinhos, onde deve-se subir o canal e em seguida outra um pouco mais para se chegar em Santa Marina.

Atravessamos a cidade e seguimos a rota da N-632, que serpenteia ao longo dos trilhos de trem, deixando a estação Ballota à direita e entrando na pequena cidade. É possível encontrar hospedagem privada nos dois povoados, além de lugares para comer algo.

Na saída de Ballota, o Caminho segue em direção à costa por uma pequena trilha, descendo em direção à foz do rio Cabo e subindo em seu afluente, o Gallinero, chegando muito perto da praia do Rio Cabo, onde é claro muito peregrino fazem o desvio para chegar à ela.

Seguindo a trilha chega-se ao pequeno povoado de Tablizo, onde novamente a sinalização segue pela N-632, atravessando o córrego Vabliz e cruzando novamente com os trilhos de trem em uma ou duas ocasiões.

Atravessando o córrego Busmarzo chega-se em El Ribón por onde o Caminho cruza mais uma vez com os trilhos de trem e depois o córrego Ribón, seguindo por uma trilha à direita para encurtar o caminho através das Frieras, com seu riacho e seus moinhos, onde de lá sobe-se calmamente até Cadavedo.

Carreteira N-632a, Caminho do Norte - etapa de Soto de Luiña à Almuña.

Em Cadavedo o peregrino encontra albergue exclusivo, mas com poucas camas, então, se chegaste até aqui, tem cama e não podes seguir adiante, pare e descanse!

Para os que se sentirem mais à vontade, aproveite para descansar um pouco num dos bares que a cidade oferece, tome uma cerveja gelada e come algum petisco para seguir adiante.

Deixando Cadavedo pela N-632 até atravessar os trilhos da ferrovia, faz-se um pequeno desvio para chegar a localidade de Villademoros, passando pela "Ermita de la Asunción" por uma estrada local e que atravessa o córrego Palminero chegando à San Cristóbal.

Deixando San Cristóbal e passando pelo gasoduto Astúrias-Galícia, chega-se novamente a N-632 até chegar a La Venta, onde o Caminho segue até Queruas pela estrada, onde é possível encontrar uma opção de hospedagem.

Ao sair da cidade, segue-se por uma estrada à direita e após uma descida suave chega-se em San Miguel de Canero, depois de uma descida íngreme, tomando a estrada novamente e atravessar o rio Canero.

Alguns quilômetros à frente, ao atravessar o Rio Esva, o peregrino encontra outra opção de hospedagem turística perto da localidade de Cueva, com a vista da Carreteira Nacional passando no horizonte.

Serpenteando pela N-634, o Caminho do Norte de Santiago de Compostela atravessa o riacho Forcón, passando mais uma vez por baixo da rodovia nacioanl é possível ver ao longe as belas praias da enseada de Canero.

Chega-se aos arredores de Caroyas continuando pela N-634, onde passando pelo cemitério muçulmano pode-se optar por desviar-se para Barcias e seguir em direção a Barcellina, ou continuar em frente em direção à Almuña.

Continuando em direção à Almuña, se o peregrino quiser usar o albergue, deve virar à esquerda e entrar na cidade. Caso contrário, vire à direita e siga em direção a Barcellina e de lá para Luarca, onde enfim pode-se descansar dessa imensa etapa ao lado da capela de Nuestra Señora la Blanca.

Topografia da 22ª etapa do Caminho do Norte, de Soto de Luiña à Almuña.

Abaixo você encontra a relação de albergues da etapa e a possibilidade de reservas, mais abaixo você pode deixar a sua crítica, comentário e sugestão.

Próxima etapa de Almuña à Caridad.

Albergues de Soto de Luinã a Almuña
Albergue municipal de peregrinos de Cadavedo
Endereço: A la salida de Cadavedo
Telefones: +34 653 128 642,
E-mail: nd@nd.com
Site: https://www.alberguescaminosantiago.com/camino-del-norte/albergues/asturias/albergue-de-peregrinos-de-cadavedo-camino-del-norte/
Cidade: Cadavedo
Adm: Público
Camas: 12 - Valor: 5 euros.
Facilidades:
Café da Manhã não disponível!Ducha quente disponível!Wi-fi não disponível!Armário não disponível!Máquina de lavar não disponível!Máquina de secar não disponível!Máquina de snack não disponível!Cozinha não disponível!Microondas disponível!Local para bike disponível!
   El albergue de peregrinos de Cadavedo es un albergue exclusivo para peregrinos del Camino de Santiago con credencial, si el albergue se encuentra cerrado, el teléfono de la hospitalera se encuentra en la puerta. Abierto todo el año.
Albergue Casa de Peregrinos Covi y Peter
Endereço: Las Corradas, 7
Telefones: +34 660 147 482,
E-mail: covipulgarico@hotmail.com
Site: https://www.facebook.com/pg/casaperegrinocoviypeter/
Cidade: Cadavedo
Adm: Privado
Camas: 10 - Valor: 10 euros.
Facilidades:
Café da Manhã não disponível!Ducha quente disponível!Wi-fi disponível!Armário disponível!Máquina de lavar não disponível!Máquina de secar não disponível!Máquina de snack não disponível!Cozinha não disponível!Microondas disponível!Local para bike disponível!
   El albergue de peregrinos Casa de Peregrinos Covi y Peter de Cadavedo es un albergue exclusivo para peregrinos del Camino de Santiago con credencial, abierto Semana Santa hasta el 31 de octubre.
Albergue La Yalga
Endereço: Querúas, s/n
Telefones: +34 985 475 104,
E-mail: info@alberguelayalga.com
Site: https://www.facebook.com/AlbergueLaYalga/
Cidade: Querúas
Adm: Privado
Camas: 20 - Valor: 20 euros.
Facilidades:
Café da Manhã disponível!Ducha quente disponível!Wi-fi disponível!Armário disponível!Máquina de lavar disponível!Máquina de secar disponível!Máquina de snack não disponível!Cozinha não disponível!Microondas não disponível!Local para bike disponível!
   El albergue La Yalga es un albergue para peregrinos del Camino de Santiago, y también para turistas. Precios: 20€/45€ para peregrinos con credencial (Incluye sábanas de tela y desayuno). Plazas totales: 20. 16 en litera y 4 en habitaciones privadas. Distribución: Dos habitaciones compartidas de 6 y 10 plazas con baño compartido. Dos habitaciones dobles con baño privado. Abierto todo el año.
Albergue de peregrinos de Almuña
Endereço: Junto a la carretera AS-351
Telefones: +34 985 645 320, +34 650 218 326
E-mail: nd@nd.com
Site: https://www.alberguescaminosantiago.com/camino-del-norte/albergues/asturias/albergue-de-peregrinos-de-almuna-valdes-camino-del-norte/
Cidade: Almuña
Adm: Público
Camas: 22 - Valor: 5 euros.
Facilidades:
   El albergue de peregrinos de Almuña es un albergue exclusivo para peregrinos del Camino de Santiago con credencial, se puede bajar a Luarca en el autobús urbano. Abierto todo el año.
Albergue Villa de Luarca
Endereço: Avenida Álvaro de Albornoz, 3
Telefones: +34 660 819 434,
E-mail: hotelluarca@yahoo.es
Site: https://www.alberguescaminosantiago.com/camino-del-norte/albergues/asturias/albergue-villa-de-luarca-camino-del-norte/
Cidade: Luarca
Adm: Privado
Camas: 22 - Valor: 11 euros.
Facilidades:
Café da Manhã não disponível!Ducha quente disponível!Wi-fi disponível!Armário disponível!Máquina de lavar disponível!Máquina de secar não disponível!Máquina de snack disponível!Cozinha não disponível!Microondas disponível!Local para bike disponível!
   El albergue Villa de Luarca es un albergue para peregrinos del Camino de Santiago, y también para turistas. Precio: 11€/13€ según temporada. Abierto todo el año.