El Pelegrino no Caminho de Santiago de Compostela 


Pelo Caminho:

Pela Europa:

Pelo Brasil

O Caminho de Tiago "O Maior"


Rotas dos Caminhos que levam à Santiago de Compostela

O Caminho de Santiago de Compostela foi denominado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1993, e em 2004 o Conselho da Europa reafirmou seu valor ao proclamá-lo como “Grande Itinerário Cultural da Europa”.


Ao me aventurar pelo Caminho Francês de Santiago de Compostela pela primeira vez em 2010, eu pensava que havia apenas um caminho rumo à Catedral de Santiago e não tantos como descobri ao chegar lá, então tive que retornar mais de uma vez para tentar percorrer pelo menos os mais famosos!


Ao Caminhar pelos distintos tramos do Caminho de Santiago de Compostela, espalhados por toda a Europa, o peregrino tem a oportunidade cultural única de conhecer não só um pouco da história da Igreja Católica, como também um pouco da história da humanidade.


Além é claro de descobrir um pouco da culinária, do vinho, da cerveja, do hábito e cultura dos diferentes povoados percorridos e nos quilômetros trilhados, afinal, há muita diferença cultural nas regiões da Espanha, quiçá se o peregrino iniciar sua jornada em outro país, como Portugal ou França, quem sabe um pouco mais distante como Itália ou Alemanha.


O Caminho de Santiago de Compostela é famoso por seus contos, mitos, lendas, ruínas de Castelos medievais, Catedrais espalhados por todos os lugares, em pequenos ou grades cidades, tendo sido tema vários livros, poemas e pinturas. Há uma variedade de livros de autores brasileiros disponíveis mas livrarias e até na internet, o mais famoso é claro é o do Paulo Coelho.


Nenhuma montanha, paisagem, pôr-do-sol ou dia são iguais, a rotina diária pode ser até parecida... "Acordar, comer, caminhar e repetir!" - Isso estava escrito na camisa de alguns peregrinos, mas não é verdade, há muito mais, como; os encontros e reencontros de peregrinos; a alegria de compartilhar uma garrafa de vinho; as conversas entre peregrinos de nacionalidades diferentes onde o mais importante é a expressão facial e não a linguagem em sim, já que ambos falam em sua própria línga materna; sem falar nas refeições comunitárias onde a comida é compartilhada entre todos, como se fossem uma mesma família.


E apesar de que todos os peregrinos carregarem consigo sua própria mochila, é essa troca de experiências, o compartilhamento de suas histórias é o que vai enriquecer ainda mais a peregrinação pessoal de cada um, pois uma coisa que aprendemos no Caminho é que nunca caminhamos sozinho, sempre haverá um peregrino perguntando se está tudo bem com você!





O Caminho de Santiago de Compostela é composto por várias rotas e atravessa diversos países europeus, afunilando na França onde se tem quatro principais rotas e se encontrando em Puente la Reina, por essa razão o mais famoso e percorrido vem a ser o Caminho Francês.
Rota do Caminho Francês

Após realizar a minha primeira peregrinação à Santiago de Compostela pelo Caminho Francês em 2010, decidi fazer este site, onde coloquei algumas experiências adquiridas em minhas peregrinações e viagens, para ajudar o máximo ao futuro peregrino. Todas as informações aqui disponíveis foram coletadas e são de minha responsabilidade, podendo sofrer alguma modificação pelo dinamismo e mudanças que o Caminho de Santiago de Compostela sofre a cada dia.


Aqui você encontrará informações detalhadas das etapas de cada Caminho que realizei, com mapas, descrição da altitude das etapa, relação de albergues e pontos de interesse de visitação para o peregrino, além é claro de muitas fotos. Esse site ficará disponível até o final do ano Jacobeu de 2021 e é mantido pelas minhas própias ecônomias, caso queira nos ajudar, faça uma doação pelo PagSeguro, assim poderemos prolongar o seu funcinamento.


Também deixo algumas dicas aos viajantes e mochileiros das cidades as quais visitei nesses anos, tanto na Europa, Brasil e Oriente Médio, com dicas de hospedagens, mapas das Cidades e indicação de pontos turísticos que visitei ou pelo menos vi de fora, afinal nem sempre sobra pra visitar todos os lugares maravilhosos que existem por esse mundão!


Agora também disponível aqui no site, reserva de hospedagens e venda de passagens aéreas, então se você gostou de nossas dicas e pensa em viajar, compre aqui conosco, pois assim você estará nos ajudando a manter o site também!


Então é isso, desejo a todos um Buen Camino, uma boa leitura e boa viagem!













topo