Dicas ao viajante:

El Pelegrino em Barcelona

Se eu fosse morar em algum lugar na Europa, essa com certeza estaria na minha lista de cidades escolhidas.

Onibus de Madri a Barcelona

Barcelona foi uma das jóias do meu caminho, praias belíssimas, comida deliciosa, muita gente bonita, povo receptivo, festivo e educado.

Consegui me hospedar num ótimo albergue, os donos eram dois irmãos iranianos, muito engraçados e prestativos, me senti em casa.

Minha prima diz que eu tenho muita sorte. Eu só acredito somente no acaso.

Mas coincidências a parte, cheguei em Barcelona no final de semana do Harley Days!

Mais de 30.000 motos Harley Davidson desfilando na minha frente, fiquei até emocionado!

Feira de exibição de diversos modelos de Harley's, festival de Rock e caipirinha. É isso aí!

Barraca brasileira e com direito a pagode e samba. Deu até pra matar um pouco da saudade.

Aproveitei o momento pra perguntar por um restaurante brasileiro pra assistir o jogo da seleção brasileira. Afinal era Copa do Mundo!

Barcelona Harley Days

A informação que me deram foi ótima. Perto da feira havia um restaurante brasileiro muito legal na Av. del Paralel, 127-129.

"Bahia Porto Mar" restaurante, comida e música brasileira em terras Catalãs.

Pude assistir o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo de 2010, comer um ótimo churrasco mixto e beber uma Brahma gelada.

Conheci muitos brasileiros na ocasião, alguns vivendo anos em Barcelona e outros recém chegados.

Todos tentando conquistar os seus sonhos fora do Brasil. A seleção brasileira jogou bem na partida e saímos com a vitória nesse jogo!

A vantagem de ir pra Europa nessa época é que as noites são longas.

Você pode caminhar a vontade nos largos calçadões de Barcelona e curtir o dia e a noite até mais tarde.

O que eu consegui fazer muito bem!

Peregrino no alto da Catedral de Madri



Acomodações em Barcelona

Para encontrar um bom lugar para ficar em Barcelona não é muito difícil.

A maioria dos albergues estão localizados na região de La Rambla, mais isso não representa que são os melhores lugares para se ficar.

Arian Youth Hostel

São vários estilos de albergues e hotéis, os preços também variam muito e sempre é bom verificar as regras de convivência nos albergues.

Alguns são muito festivos e descontraídos, mas outros possuem regras mais rígidas.

Minha sugestão para os viajantes que preferem um pouco mais de privacidade, é procurar compartilhar um quarto com poucos hóspedes.

As vezes o valor pago não compensa o incômodo do colega de quarto.

Lembrando que sempre é bom guardar os seus pertences de valor nos lockers oferecidos, não esqueça de levar o seu cadeado.

Arian Youth Hostel

O café da manhã segue o padrão europeu, pães, geléias, café e chá, cereal e leite.

Dificilmente encontrará alguma fruta, mas há a possibilidade de encontrar alguns lugares com café da manhã continental, com saladas, etc.

Uma coisa incrível me aconteceu quando estive em Barcelona em 2010 e gostaria de compartilhar.

Fiquei num albergue chamado Arian Youth Hostel, na Av Maré de Déu Montserrat, 251. O nome do dono é Arian, o mesmo do hostel, um rapaz engraçado e bem comunicativo.

Era época de São João e ele explicou que essa era uma das festas mais importantes de Barcelona.

Arian Youth Hostel

Convidou todos os hóspedes que estavam ali naquele dia para irmos a festa na praia de Barceloneta.

Além de pagar todas as despesas de táxi e algumas tequilas para nós, ele se preocupava a todo o momento com a nossa segurança.

Fiquei muito impressionado com a receptividade, com o calor humano e de todo o cuidado que tiveram conosco.

Foi um dos melhores albergues que tive o prazer de conhecer. Pode ter sido pura sorte!

Arian Youth Hostel

A questão é que, se você for se hospedar em um albergue, esteja preparado para tudo, pois a miscelânea cultural é grande.

Ao fazer uma roadtrip com a mochila nas costas, não carregue notebooks, pois a maioria dos albergues disponibilizam um ou mais computadores para os hóspedes.

Câmera digitais menores e com menos peso são ideais para registrar os momentos do seu mochilão. Hoje em dia os smartphones possuem tecnologia suficiente para fazer vídeos, tirar fotos e navegar na internet.

Encontre a melhor opção de hospedagem em Barcelona no painel abaixo:

Booking.com



Atrações de Barcelona

Barcelona é uma das cidades mais empolgantes para se visitar na Europa. Além dos Museus, Parques Ecológicos, Parques Olímpicos, Feiras de Eventos, Fortificações, Teleférico, Aquário, Passeios de Barco, Centros Gastronômicos, Centro Gótico, Catedral da Sagrada Família, etc. Você ainda têm a beleza natural das "PRAIAS!"

Praia de Barceloneta

Mas vamos com calma, criei um roteiro para que você possa tentar conhecer um pouco do que Barcelona oferece.

Museu Nacional de Arte da Catalunia (Palácio Nacional de Montjuïc): Onde se encontra a seção de arte romana mais prestigiada da Europa, com peças retiradas de igrejas romanas dos Pirineus. Aqui você encontra obras de Jaume Huguet, Velázquez, El Greco, Zurbaráan e muitos outros.
Aberto de terça-feira à sábado das 10hs-19hs, Domingo de 10hs-14hs30. Metrô Espanya.

Estádio Olímpico Montjuïc: Local onde foi realizado os Jogos Olí:mpicos de Barcelona em 1992. Vale pelo passeio entre os bosques do Morro Montjuïc e pela grandeza do lugar. No mesmo local você encontra o Museu Olímpico e do Desporto.
Entrada gratuita para o Est´dio.

Castelo de Montjuïc: ótima vista de Barcelona. Forte erguido no século XVIII, em seu interior exposição militar com armas e espadas do mesmo séeculo. Pode-se descer o Morro de Montjuïc de teleférico apreciando a vista da cidade por cima.
Entrada Gratuita.

Parque de Joan Miró: Parque próximo à Praça da Espanha, que tem a sua principal atração a escultura colorida de Dona i Ocell (Mulher e Pássaro) de Miró.
Entrada Gratuita.

Templo da Sagrada Familia

Fonte Luminosa: essa é uma das atrações noturnas de Barcelona. No final da tarde os turista começam a se concentrar em volta da Fonte. Aqui é exibido um espetáculo de luzes e sons, juntamente com o balé das águas das fontes. Bom pra se curtir no final de um dia!
Metrô Espanya.

Catedral Gótica: Uma das mais antigas da Europa, com data de sua primeira construção no ano 400. Já foi destruída e reconstruída inúmeras vezes. Famosa por ter sido o local onde 6 nativos, provenientes das Américas e trazidos a Espanha por Cristóvão Colombo, foram batizados.
Aberta de segunda-feira à sábado das 13hs30-16hs30, Domingo 14hs-17hs15.

Museu Picasso: Criado em 1962, possui um dos maiores acervos do Mestre Picasso. Traça toda a trajetória do artista desde a sua infância até os dias de glória. Além de pinturas e desenhos, você encontrará algumas esculturas e trabalhos em cerâmica. Passeio muito disputado!
Aberto de terça-feira a Domingo.

Parque Guell

Parque Güell: Vila criada pelo Mestre Gaudí a pedido da família Güell. Uma das belezas de Barcelona, este parque consegue se integrar com a beleza natural da cidade. Aberto diariamente das 10hs ao final da tarde.
Entrada Gratuíta. Metrô Vallcarca.

Templo da Sagrada Família: O mais importante projeto de Gaudí, mas ainda não concluído. Uma das mais belas Igrejas (ainda não pode ser chamada de catedral, pois não foi abençaoda por nenhum Papa) da Europa. Vale a pena a visita pela sua beleza e importância cultural.
Horários de visitas difenciados. Metrô Sagrada Família.

Praia de Barceloneta: Belíssima praia em Barcelona, de areia fina e águas geladas do Mediterrâneo. Lugar excelente para se curtir no final de tarde. Foi onde encontrei o almoço mediterrâneo mais barato de toda a Europa, primeiro (saladas, sopas, mariscos, torradas, mexilhões), segundo (Famosa Paelha) e sobremesa (Pudim, torta), acompanhado de vinho e pão, por apenas 9€.
Horário do almoço até as 14hs. Metro Barceloneta.

Bairro Gótico

Listar todas as maravilhas dessa Cidade é quase impossível, pois existem várias atrações na Rambla, Corridas de Touros, parques e exposições itinerantes.

Vale a pena sair e andar para descobrir Barcelona, uma cidade que dificilmente para!



Pérolas de Barcelona

Para conhecer os melhores points de Barcelona, nada melhor que conversar com os moradores locais. Os catalães estão sempre dispostos a mostrar o que há de melhor na Cidade.

Músicos se apresentando no Parque Güell

Mas o melhor de tudo, é ter a liberdade de escolher uma estação de metrô e andar sem destino. Ou pegar o ônibus e se perder nos sobes e desce de Barcelona.

Assistir aos shows na Av. Rambla é um passeio a parte. Com vários artistas de rua e esculturas humanas se apresentando no calçadão que separa a avenida.

Deve-se ter cuidado com as bolsas e carteiras, pois muitos dos batedores profissionais se encontram nessa rua. Essa dica é para brasileiros com vontade de matar a saudades da comidinha típica da terra. Na avenida Paralela, você encontra um restaurante com os sabores da terra, Bahia do Porto Mar.

Stand da Harley Davdson no calçadão da praia de Barceloneta

Se você for fã de motos, especialmente Harley-Davidson, procure visitar Barcelona em meados de Junho.

É quando acontece o encontro desses apaixonados por motos. Barcelona Harley Days é a maior concentração de motos Harley-Davidson do Sul da Europa.

Apreciar o final do dia no calçadão das praias de Barcelona é uma ótima pedida. Testemunhe o pôr-do-sol tomando aquele sorvete gelado num dos bancos da praia.

Esculturas gigantes no calçadão da praia

Outra dica maravilhosa é sentar num dos diversos cafés da bairro Gótico e ficar olhando o vai e vém das pessoas que passam por ali.

Tirar uma soneca depois do almoço num dos diversos parques que fazem parte da cidade também é legal. Uma ótima maneira de se integrar com a natureza urbana de Barcelona. Feche os olhos, sinta os aromas e escute os pássaros. Não tem preço!

Paella espanhola

Ande, se perca, converse e coma todas as delícias dessa Cidade mais que maravilhosa! Onde a vida segue do parque, a praia e pra paella!



Mapas de Barcelona

Barcelona é uma cidade fácil de andar, todas as ruas são paralelas, bem sinalizadas e as ruas principais vão em direção ao mar.

Um bom ponto de partida para explorar esta cidade da Catalunha é o bairro Gótico.


Pode-se chegar nele através da rede de metrô que atende a cidade. O sistema metroviário de Barcelona tem 113 km, dividido em 11 linhas atendendo 148 estações.

Em todos os pontos turísticos de Barcelona possui uma estação de metrô por perto. Planeje o seu trajeto e vá com esse excelente meio de transporte.

Mas como nem tudo é perfeito, deve-se ter muito cuidado com bolsas e sacolas. Turistas entusiasmados são prato cheio para aproveitadores e saqueadores de carteira.

Apesar de estarmos numa das cidades mais seguras da Europa, aqui também tem ladrão e oportunistas. A sua segurança também depende de você!

Metro de Barcelona

Baixe os mapas de Madrid nos links abaixo:

Só mais uma dica... Tente não carregar malas muito grandes, pois às vezes a estação onde você irá descer, pode não ter escada rolante e nem elevador.

Tudo pode acontecer, afinal você está em Barcelona!









topo