Visite o Rio de Janeiro com ElPelegrino Viagens e Turismo. 



Pelo Caminho:

Pela Europa:

Pelo Brasil

Rio de Janeiro - RJ

Cidade Maravilhosa, cartão postal do meu país, com belas praias e a mata atlântica do outro, já foi cenário de vários filmes, inclusive do 007, Velozes & Furiosos e da Saga Crepúsculo.


Pão de Açúcar - Praia da Urca


O carioca tem o privilégio de viver com essas maravilhas, é claro que como todas as cidades, também temos os nossos problemas.


O verão é bem quente o que atrai a grande parte dos turistas a cidade, principalmente o europeu, pois nessa época é inverno no Velho Continente.


Mas o Rio tem muito mais pra mostrar além dos pontos turísticos tradicionais, como o Pão de Açúcar, Corcovado.


Durante todo o ano, o samba corre solto nas quadras das escolas, dando uma prévia do que acontece no Carnaval celebrado em fevereiro ou março.


Diariamente nos barzinhos da Lapa e de Santa Tereza, a bohemia e a azaração anima as noites Cariocas.


E domingo? Domingo é dia de futebol! Dia de curtir uma partida no Maracanã. E pro Carioca futebol é sempre uma grande festa.


O visitante não pode se esquecer de visitar os museus, os teatros, o Jardim Botânico, o Parque Laje e muitas outras atrações que a cidade oferece.


Com litoral extenso e diversas praias para curtir como as tradicionais Copacabana, Arpoador, Ipanema e Leblon. Há também as mais distantes e preferidas do Carioca que são Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Prainha e Grumarí.


O Pão de Açúcar localizado no bairro da Urca e Cristo Redentor no Corcovado são os pontos mais visitados da Cidade.


Desses pontos se tem a visão privilegiada da cidade do Rio de Janeiro, podendo se ver pontos distintos da Zona Norte a Zona Sul. Cada visita sai em torno de R$ 40,00 por pessoa.


Quinta da Boa Vista - São Cristóvao


Imperdível um passeio nos Jardins da Quinta da Boa Vista e visita ao Museu Imperial, localizados no bairro de São Cristóvão, podendo se chegar facilmente através da linha 2 do metrô.


Aproveite e conheça a Feira da Cultura Nordestina, popularmente conhecida como Feira dos Paraíbas, onde o visitante poderá degustar as delícias da Região Nordeste do Brasil sem sair do Rio de Janeiro.


A rede de metrô circula desde a a Zona Sul até a Zona Norte e periferia da Cidade, fazendo conexões com a rede de trens e onibus.


Temos ainda a previsão de construção de mais duas linhas de metro e ampliação das vias expressas até 2016.


A frota de táxis é imensa, prefira os taxistas que pertençam a uma cooperativa e solicite sempre o acionamento do marcador.


Alguns onibus possuem ar-condicionado, tornando a viagem mais agradável e barata.


No final do dia, com o clima mais ameno, é sempre um convite para caminhar no calçadão das praias Cariocas e curtir o por-do-sol.


Cristo Redentor - Corcovado








Acomodações no Rio de Janeiro

Para encontrar um lugar para ficar no Rio de Janeiro é muito difícil.


A preferência dos europeus são os albergues situados na zona sul, como em Copacabana ou Ipanema.


Hostel no Morro do Vidigal, São Conrado


Pois assim ficam mais próximos as praias Cariocas.


Os brasileiros preferem ficar nos albergues próximos da Lapa, onde a vida noturna é mais agitada.


Com a realização da Copa do Mundo de 2014, o Rio de Janeiro teve um aumento considerado de opções de hospedagene espalhadas pela cidade.


O bom disso, é que com a concorrência os preços deverão ficar mais equilibrados.


Há também os Hostels situados em áreas jamais imaginadas anteriormente a pacificação de algumas comunidades cariocas, como Rocinha, Vidigal e Complexo do Alemão.


Os turistas estrangeiros estão adorando a experiência e o contato com a população dessas comunidades.


Além é claro, que em alguns Hostels localizados na Rocinha e Vidigal contam com uma das vistas mais privilegiadas do Rio de Janeiro.


Vocé pode fazer uma pequena pesquisa nos sites especializados no assunto.


Os sites www.hostelsworld.com, www.hostelsclub.com e www.travellerspoint.com são os mais famosos e completos para a busca de albergues e hotéis em todo o Brasil.









Atrações Cariocas

As atrações do Rio de Janeiro são tantas que talvez eu esqueça alguma. Além da própria beleza natural, a cidade possui atrações artísticas, culturais e históricas.


É a cidade brasileira mais conhecida no exterior, sendo a maior rota do turismo internacional no Brasil e o principal destino turístico na América Latina e em todo Hemisfério Sul


Vista aérea do Rio


Em 2012, a paisagem urbana da cidade foi considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, dando um verdadeiro significado no apelido de Cidade Maravilhosa.


A cidade é internacionalmente conhecida por diversos ícones culturais e paisagísticos, como o Pão de Açúcar, o morro do Corcovado com a estátua do Cristo Redentor, as praias de Copacabana, Ipanema, Lagoa Rodrigo de Freitas e o Estádio do Maracanã.


Além é claro, do bairro boêmio da Lapa com os seus arcos, do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, pelas florestas da Tijuca e da Pedra Branca, pela Quinta da Boa Vista, Jardim Botânico, a Biblioteca Nacional, a ilha de Paquetá.


O réveillon de Copacabana, considerado um dos mais bonitos do mundo, além do carnaval carioca, da Bossa Nova e do samba, que são encontrados somente por aqui.


Museu de Arte do Rio


Uma grande novidade e muita apreciada pelos visitantes é o serviço de aluguel de bikes, com pontos de espalhados em diferentes bairros da cidade.


O visitante pode utilizar o serviço por até uma hora sem pagar nada. Para maiores informações e regras de utilização desse serviço, clique aqui.


A vantagem de utilizar as bikes é que você poderá visitar alguns pontos interessantes do Rio, utilizando esse transporte politicamente em harmonia com a cidade.


E percorrer a orla da zona sul do Rio de Janeiro, além de ser saudável é muito divertido!


Uma outra mania que anda se espalhando entre os turistas são as aulas de surf e stand padle.


Em todas as prais cariocas é possível encontrar uma escolinha para aprender esses esportes.


No final do dia, tornou-se uma tradição do Carioca fazer uma reverência ao pôr-do-sol no Arpoador, local privilegiado para se estar no final do dia.


Praia do Arpoador









Pérolas do Malandro

As dicas referentes ao Rio de Janeiro não são poucas e poderão lhe ajudar bastante para evitar alguns transtornos e dor de cabeça.


Ande sempre com uma mochila pequena, onde poderá colocar uma garrafinha de água, um pacote de biscoito, uma sombrinha e o guia da cidade.


Praia de Copacabana


Passe protetor solar antes de sair do hostels/ hotel, é sempre bom prevenir queimaduras na pele.


Não vai querer ficar que nem um camarão? Uso de bonés e óculos escuros são sempre recomendados e bem vindos.


Coloque a carteira de dinheiro e cartões somente no bolso da frente ou porta documentos, aqueles que são dados pelas agências de viagens.


O celular se tornou um item comum entre a população mundial, mas carregue-o sempre no bolso da frente.


Tire uma cópia do seu passaporte, não é necessário andar com o original, guarde-o em armário ou locker disponiveis nos hostels e hotéis.


No Rio de Janeiro sempre tem um espertinho e batedores de carteiras de plantão, prontos para ganharem um trocado.


Não ande com cordões ou gargantilhas de ouro, são as preferidas dos menores de rua, que puxam e correm.


Não vá a praia de calça ou bermudas jeans, prefira bermudas de poliester ou tactell e jamais mergulhe na água usando cueca (underwear).


Escadaria de Selaron na Lapa


Beba bastante água, o Rio de Janeiro é considerada uma cidade quente com a humidade relativa do ar alta, o que aumenta a sensação de calor.


O metrô está sempre cheio nos horários de pico ou Rush, das 06hs00 às 09hs00 e das 17hs00 às 19hs00, evite trafegar nesses horários para maior conforto.


Evite jogar lixo nas Ruas, utilize as cestas espalhadas pela cidade, pois a multa para quem joga lixo na rua é alto chegando até a R$ 980,00.


Ao andar de táxi verifique se o motorista acionou o marcador do taxímetro e se possui a licença para efetuar o serviço, pois essa é a garantia para a sua segurança.


É muito comum ver turistas carregando máquinas fotográficas de alta performace, mas prefira sempre as digitais portáteis ou até o uso da câmera dos Smartphones, que possuem boa qualidade.


Nas praias são cobrados valores para o uso da cadeira de praia, verifique sempre os valores antes de consumir ou usar os serviços das barracas na areia.


Tenha cuidado ao consumir sanduíches, hot dogs e uma variedade de comidas disponibilizados pelos ambulantes, pois nem sempre há garantias de boa higiene no preparo desses produtos.


Na dúvida, preste atenção no que os Cariocas consomem pois se é bom pra eles, não fará mal a você, não é mesmo?!


Praça de São Pedro


Não deixe de experimentar de um churrasquinho preparado na esquina, não há nada mais Carioca do que isso!


Se puder, visite também alguns lugares da Cidade de Niterói, para isso é só pegar uma Barca na Praça XV e fazer a travessia Rio/ Niterói.









Mapas da Cidade Maravilhosa

Os mapas da cidade do Rio de Janeiro podém ser adquiridos gratuitamente nos pontos de informações turísticas espalhados pela cidade.


Nos aeroportos e na rodoviária é possível encontrar esse locais, além de algumas estações do metrô.




Andar na cidade não é difícil, mas é sempre bom contar com uma ajudinha, não é mesmo?


O metrô Rio disponibiliza um aplicativo no Google Play Store com várias dicas para o visitante.


Você encontrará informações da Cidade do Rio de Janeiro no site disponível aqui para download!










Albúm do mochileiro!







topo