Etapas do Caminho Francês - El Pelegrino no Caminho de Santiago. 



Etapas
Caminho Francês:

Pelo Caminho:

Monte do Gozo / Santiago de Compostela - 4,5 Kms


Rota do Caminho Francês - Etapa 30


Após 30 dias e mais de 800 Kms caminhados, finalmente você está a menos de 5 Kms de chegar a Catedral de Santiago de Compostela.


E se pergunta, qual a finalidade de pernoitar em Monte do Gozo?


A resposta é simples e complexa ao mesmo tempo, pois ao chegar em Santiago, existem alguns procedimentos a serem feitos e que são de interesse do peregrino.


Por exemplo; não se pode mais entrar na Catedral com a mochila, por questões de segurança, assim é necessário deixar a mochila em algum lugar, que pode ser na Oficina de Peregrinos próximo a Catedral ou, no local onde o peregrino vai pernoitar em Santiago.


Diante dessas dúvidas, algumas soluções serão apresentadas a seguir, mas primeiro que tal tomar o desayuno no restaurante e ver quais serão as propostas dos seus amigos peregrinos, que certamente irão te acompanhar nesse passeio até a Praza do Obradoiro.


Antes de deixar o complexo de acolhida ao peregrino em Monte do Gozo, você não pode deixar de visitar o Miradoiro, onde duas estátuas de peregrinos apontam em direção a Catedral.


O local é um pouco escondido, deve-se contornar a cerca de arame antes do complexo e seguir uma trilha pelo gramado onde encontrará um pista e uma placa indicando o Miradoiro.


Qualquer dúvida pergunte ao hospitaleiro da recepção do albergue, ele com certeza ficará feliz em ajudar.



Miradouro do Monte do Gozo, as estátuas apontam em direção a Catedral de Santiago de Compostela.


Não há necessidade de voltar o caminho para o albergue para seguir caminho, descendo o pequeno monte, encontra-se facilmente a primeira seta amarela do dia em direção à Catedral de Santiago.


Na parte de baixo do complexo de Monte do Gozo, funciona um hotel 3 estrelas, onde é possível comprar cartões postais exclusivos do Caminho, na sua recepção.


Descendo as escadas, as setas se dirigem para o centro da cidade. A partir daqui o som dos pássaros são engolidos pelo o do trânsito da grande cidade, com o vai e vem de carros, ônibus e caminhões.


Seguindo pela extensa Rua de San Lázaro, passa-se em frente ao Palácio de Congressos e Exposições.


Não muito longe, encontra-se o albergue de Peregrinos San Lázaro, uma boa opção para pernoitar mais de uma noite.


Mais adiante, o peregrino passa pelo monumento aos Reis Católicos que peregrinaram até à Catedral de Santiago.


Próximo a Porta do Camiño, encontra-se o albergue de peregrinos do Seminário Menor, uma outra opção de hospedagem nos arredores do centro histórico.


Seguindo as setas, chega-se a Plaza de Cervantes, ponto de encontro de peregrinos e turistas, mas tome cuidado, pois ali também é o lugar preferido de aproveitadores e ladrões de carteira.


Chegando na praza da Inmaculada, pode-se ver uma das entradas da Catedral de Santiago de Compostela a esquerda e o Seminário Maior de San Martín Pinario a direita.



A imensa Catedral de Santiago de Compostela é o destino final da maioria dos peregrinos.


O Seminário funciona como hotel e possui taxas especiais para peregrinos e na diária está incluso o desayuno.


Na caminhada até ali, muitas senhoras oferecem hospedagem em pensões nos arredores da Catedral, o valor pode variar bastante.


Atravessando o Arco del Palácio, chega-se a Plaza del Obradoiro, marco zero da peregrinação pelo Caminho de Santiago de Compostela.


A Catedral se apresenta com toda a sua imponência e com sua bela fachada. Felizes e orgulhosos de terem chegado até ali, muitos peregrinos se emocionam.


Recuperados de tanta emoção, os peregrinos devem se encaminhar para a Oficina de Acolhida ao Peregrino, que fica próxima a praza das Praterías, situada na Rua Villar n° 1, na lateral direita da Catedral de Santiago.


Na Oficina, o peregrino apresentará a sua Credencial e colherá o último carimbo. Após o devido registro, receberá a Compostela, o diploma de reconhecimento de sua peregrinação, possivelmente com o nome em Latim.


Na missa do peregrino celebrada na Catedral às 12hs00, é informado a cidade de início, a quantidade e o país de origem dos peregrinos que chegaram em Santiago até aquele momento.


Atualmente, o ritual do Botafumeiro só é realizado nas missas de Domingo ou por algum patrocinador.



Topografia da 30ª etapa do Caminho Francês





topo